SECUNDÁRIO 1MARCA D_AGUA - retangular.png

 

7 Dicas para uma boa Gestão de Estoque  

 

  Por Fabíola Mascarenhas

 

   Um estoque bem organizado e com uma gestão eficiente pode gerar excelentes resultados. Sim, RESULTADOS! Os estoques podem sim gerar resultados dentro de uma empresa, assim como prejuízo também. A partir do momento que se compra materiais desnecessários ou que ainda os tem no almoxarifado gera-se um gasto indevido para a empresa, o capital fica empatado e ainda pode ter perda por desuso em função da quantidade alta e baixa demanda.

 

   E aí vai a PRIMEIRA DICA: ter um estoquista ou almoxarife ou gestor de estoque, enfim, um profissional especializado. 
Outra coisa importante é a ferramenta que auxiliará este profissional no seu trabalho.

 

   Dependo do tamanho do seu estoque e do valor que nele está armazenado faz-se necessário um sistema informatizado, daí vai a SEGUNDA DICA: procure um sistema informatizado adequado à realidade da empresa, pois existem aos montes no mercado e com diversas funcionalidades. Não tenha pressa ao escolher e faça testes antes para verificar se atende às necessidades da sua empresa.


   TERCEIRA DICA: Saber quanto se tem no estoque em valores monetários ($$$) e em quantidade. Isso é extremamente importante. Pois é aqui que acontecem grande parte dos erros.

 

   Por isso que a QUARTA DICA vem associada à terceira que é a realização de inventários físicos. O inventário, quando bem feito, auxilia às empresas à saberem claramente o que tem e quanto tem no estoque para então saber o valor que o estoque representa na empresa.


   O armazenamento é imprescindível para que o controle de estoque. Por isso, é necessário saber o que, onde e de que forma será armazenado o material e como vou movimentá-lo.

 

   Então, QUINTA DICA: a identificação dos materiais deve ser clara e sucinta, o local que será armazenado deve ser adequado ao tipo de material, por exemplo, se será estocado um material como cimento ou papel não pode ser colocado num local úmido ou que exista a possibilidade de molhar; e a forma de armazenamento também deve ser atentado, se será dentro de caixas, se manterá a embalagem ou não, se será necessário palletizar ou não, enfim, atentar-se a diversos detalhes dentro do estoque.


   Já a SEXTA DICA é: planejamento. Saber o que vai chegar e sair, em que momento e onde será armazenado é extremamente importante para que todo o resto flua bem dentro da gestão de estoques. Isso inclui uma boa comunicação entre o setor de compras e o setor da produção.

 

   E por fim, mas não menos importante, a SÉTIMA DICA: estabelecer controles periódicos, como ciclos de conferências e estipular estoques rotativos, assim ter-se-á um controle eficiente, percebe-se falhas e desvios mais facilmente.


   O estoque é muito importante numa organização porque sua gestão está associada ao valor financeiro e ao espaço físico utilizado pelos itens armazenados em seus depósitos. Conseguir equilíbrio entre o que comprar, em que quantidade armazenar e até quando é a chave do sucesso para uma boa gestão de estoques.

 

   Vale ressaltar, que existem conceitos e outras práticas importantes, além das citadas, que darão subsídios para o resultado positivo. 

 

Confira mais algumas dicas em nosso canal no YouTube